Certamente você já ouviu falar em sustentabilidade, correto? Essa é a ideia base ao se usar embalagens plásticas recicladas, porém no mundo dos negócios existem inúmeras outras vantagens que vão além do aspecto ecológico.
Quem conhece o setor industrial, sabe que boas escolhas determinam o rumo da sua marca e empresa.
As embalagens sustentáveis reduzem os danos causados tanto pela produção quanto pelo descarte incorreto do lixo e reduz custos em vários aspectos. No quesito financeiro, como as embalagens plásticas recicladas são feitas utilizando-se menos material — e, geralmente, por meio da reciclagem — elas geram uma economia que, se bem aproveitadas, podem ampliar o retorno do investimento.
A utilização de embalagens plásticas recicladas contribui para o fortalecimento da marca, já que podem ser recicladas, e isso demonstra ao consumidor a preocupação da marca em manter um equilíbrio ecológico.
Você sabia que segundo pesquisa publicada na revista Consumidor Moderno, 76% dos consumidores entendem que as marcas devem estar comprometidas ecologicamente.
Estima-se que este quesito eleva em 50% a possibilidade de o consumidor optar pela marca mais sustentável, no caso a sua?!
Vale frisar que empresas que optam por embalagens plásticas recicladas, geram um aumento de empregos diretos e indiretos na região de atuação, contribuindo para o aspecto social das práticas de ESG!
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM ALGUMAS REGULAMENTAÇÕES E LEIS RELACIONADAS ÀS EMBALAGENS PLÁSTICAS NO BRASIL QUE PODEM TRAZER BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS QUE AS UTILIZAM?
Confira agora algumas das principais políticas implementadas no país por leis e regulamentos que visam preservar o meio ambiente e conferem isenções fiscais e tributárias:
• Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) regulada pela Lei nº 12.305/2010: Esta lei estabelece a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de embalagens para a gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. As empresas que cumprem as metas estabelecidas na PNRS obtêm benefícios fiscais e tributários;
• Logística Reversa regulada pela Lei nº 12.305/2010: A PNRS também estabelece a obrigatoriedade da implementação da logística reversa, que consiste no retorno dos resíduos sólidos ao ciclo produtivo ou à cadeia de fornecimento. As empresas que adotam a logística usufruem de benefícios fiscais e tributários, além de melhorar sua imagem junto aos consumidores e à sociedade;
• Acordo Setorial de Embalagens em Geral: Este acordo foi assinado em 2015 entre o Ministério do Meio Ambiente e o setor empresarial para estabelecer metas e compromissos para a gestão ambientalmente adequada das embalagens em geral. As empresas que cumprem as metas estabelecidas no acordo obtêm benefícios fiscais e tributários;
Estas leis visam incentivar a preservação do meio ambiente e garantir o menor impacto possível durante a produção, transporte ou comercialização de qualquer produto.
Por este motivo, as empresas que atendam às especificações legais, podem usufruir de incentivos que buscam justamente incrementar a utilização de formas menos agressivas de produção e redução de impostos.
Tenha em mente que ao adotar práticas sustentáveis e cumprir as leis e regulamentações, as empresas podem obter benefícios econômicos e melhorar sua imagem junto aos consumidores e à sociedade.
Assim, a empresa que optar por embalagens plásticas recicladas, bobinas ou filmes necessários para a produção, distribuição e venda dos seus produtos, poderá usufruir de incentivos fiscais.
Baixe nosso catálogo para adquirir a linha de embalagens plásticas recicladas da AsterPlas ou chame agora e tire suas dúvidas pelo WhatsApp clicando aqui!