Search
Empresa de Embalagens Plásticas Flexíveis AsterPlas

Blog AsterPlas

Como conservar alimentos utilizando Sacos Zip Lock

Sacos zip lock
Como conservar alimentos utilizando Sacos Zip Lock

Os sacos zip lock AsterPlas é uma ótima opção para conservar os alimentos, deixando-os fresquinhos por mais tempo.

Conhecido por sua praticidade e versatilidade, o saco zip lock, é uma embalagem plástica com fecho hermético, ou seja, ela pode ser aberta e fechada quantas vezes for necessário.

A vantagem do saco zip AsterPlas, ao contrário de outros recipientes, eles são leves, compactos e fáceis de armazenar, além de permitirem que você veja facilmente o que está dentro.

Como é confeccionado em polietileno, é durável e resistente, e, por esse motivo, o saco zip pode ser reutilizado.

É importante lembrar também que o saco zip lock AsterPlas, é atóxico e não solta resíduos nocivos à saúde quando em contato direto com o alimento, podendo, inclusive, ser utilizado para congelar alimentos.

Para aumentar a durabilidade dos alimentos e trazer praticidade para o seu dia a dia, separamos algumas dicas de utilização dos sacos zip lock. Vamos lá?!

O QUE É O SACO ZIP LOCK?

saco zip lock é uma embalagem plástica feita de polietileno, um material resistente, atóxico e inodoro.

Ele tem um sistema de fechamento com zíper, que impede a entrada de ar, umidade e bactérias no seu interior.

Isso faz com que os alimentos fiquem protegidos e frescos por mais tempo, evitando o desperdício e a contaminação.

saco zip lock foi criado em 1954 por Robert W. Vergobbi e posteriormente licenciado para vendas.

Inicialmente, ele era usado para guardar objetos pequenos, mas em 1957 Robert Lejeune demonstrou que ele também servia para armazenar alimentos, pois retardava o apodrecimento dos mesmos.

A partir daí, o saco zip lock passou a ser uma escolha frequente dos consumidores e fornecedores de alimentos, por oferecer uma variedade de soluções para armazenagem porém eficientes.

COMO CONGELAR ALIMENTOS COM SACOS ZIP LOCK ASTERPLAS

Congelando grãos com sacos zip lock (feijão, lentilha, grão de bico, etc)

Os grãos cozidos, como feijão e lentilha, por exemplo, podem ser colocados em sacos zip e levados ao freezer depois de prontos.

Espere o alimento esfriar completamente antes de colocar no saco zip lock para congelar.

Além disso, lembre-se de que para congelar grandes quantidades, o ideal é que estejam sem tempero, assim o sabor do grão será preservado e o alimento permanecerá fresco por mais tempo.

Para consumir em um prazo curto, durante a semana, por exemplo, tempere os alimentos e congele em pequenas porções. Nesse caso o ideal é utilizar sacos zip lock pequenos.

Congelando massas (tortas, pizzas, pães, etc)

No caso das massas, como tortas, pizzas prontas, pãezinhos ou salgados, eles podem ser congelados no estado cru, ou pré-assados, o que muda é o tempo de durabilidade de cada alimento.

Dê preferência para congelar as massas no saco zip logo após o preparo. Agora se a massa for macarrão escolha congelar sem molho, só congele com molho se for bem líquido.

Congelando alimentos cozidos

Os alimentos cozidos em água, por sua vez, devem ser resfriados antes de serem colocados nos sacos zip para congelamento.

Não se esqueça de retirar toda a água, caso contrário, o alimento não durará muito tempo, mesmo estando congelado.

Agora anota aí essa dica importante: Se for congelar alimentos já prontos ou em pedaços, o ideal é retirar bem o ar do saco zip antes de fechá-lo para evitar que o alimento estrague.

Como descongelar alimentos

Para descongelar os alimentos, basta colocar o saco zip lock em uma tigela com água morna ou no micro-ondas. Mas, tome cuidado com o tempo no microondas para que a temperatura não se eleve ao ponto de derreter a embalagem.

Como manter verduras e folhas frescas

Alimentos como hortaliças, legumes, verduras e frutas podem ser resfriados quando maduros, inteiros ou picados, mas precisam de ventilação.

Por isso, depois de higienizar e separar os alimentos, coloque-os em sacos zip lock, faça pequenos furos e então leve à geladeira.

Outra dica: Se você deseja amadurecer frutas e verduras verdes mais rápido, fora da geladeira coloque-os dentro de sacos zip lock, mas tenha em mente que elas podem acabar estragando mais rápido também.

UTILIZANDO SACOS ZIP LOCK ASTERPLAS PARA ORGANIZAÇÃO DA GELADEIRA E ARMÁRIOS

saco zip lock, não serve apenas para congelar alimentos, ele é uma excelente opção para organização.

Por se tratar de um saco transparente, é possível colocar alimentos como farinhas, cereais, açúcar, ou grãos que foram abertos, porém não foram utilizados por inteiro, assim mantendo a sua conservação.

Com o sistema de fechamento zip lock, a embalagem plástica se mantém bem fechada, mas sendo possível abri-la novamente sem danificar a embalagem.

Com várias opções de tamanho, é possível ainda economizar espaço e manter a organização tanto dentro da geladeira quanto no armário.

Mais uma dica legal, é que você pode escrever com uma caneta retroprojetora ou mesmo colar uma fita crepe com a data de validade para garantir que os alimentos estão próprios para consumo futuramente.

Melhores práticas para conservar alimentos usando sacos zip lock

Escolha o tamanho certo do Saco Zip Lock

Tão importante quanto como utilizar o saco zip lock é saber como escolher o saco zip lock de acordo com a sua necessidade, por isso, antes de embalar os alimentos em sacos zip lock, escolha o tamanho certo.

Na AsterPlas embalagens plásticas, você encontra todos os tamanhos de sacos zip lock, em grandes e pequenas quantidades.

A dica é escolher um saco zip que seja grande o suficiente para acomodar o alimento sem apertar demais ou sobrar muito espaço.

Isso ajudará a evitar que o alimento perca qualidade e frescor, e permitirá que o ar circule livremente no interior do saco plástico (no caso de verduras e legumes), o que é importante para preservar o frescor.

Retire o ar do saco zip

Retire todo o ar do saco zip antes de selá-lo. O ar pode acelerar o processo de deterioração e fazer com que o alimento fique murcho ou desidratado.

Para retirar o ar, coloque o alimento no saco e feche-o até que esteja quase completamente selado.

Em seguida, pressione gentilmente o saco com as mãos, empurrando o ar para fora enquanto termina de selar o saco plástico.

Organize os alimentos congelados com zip lock

Os sacos zip lock são excelentes para congelar alimentos, não se esqueça de congelá-los corretamente para evitar que o alimento estrague.

Certifique-se de que o alimento esteja em uma única camada no saco para que o ar possa circular livremente em torno dele.

Isso ajudará a evitar a formação de cristais de gelo, que podem fazer com que o alimento perca propriedades.

Além disso, identifique o saco zip com a data e o conteúdo para que você possa facilmente identificar o que está dentro.

Use os sacos zip para marinar alimentos

Os sacos zip lock são uma ótima opção para marinar alimentos, pois são herméticos e permitem que o alimento absorva os sabores da marinada.

Basta colocar o alimento e a marinada no saco e deixar descansar na geladeira por algumas horas ou durante a noite.

Armazene os sacos zip com alimentos no lugar certo

Ao armazenar alimentos em sacos zip lock, certifique-se de armazená-los no local certo.

Os alimentos frescos devem ser armazenados na geladeira para prolongar sua vida útil, enquanto os alimentos congelados devem ser mantidos no freezer.

Lembre-se de empilhar os sacos plásticos em ordem cronológica para que os alimentos mais antigos sejam consumidos antes.

Agora que você já sabe todos os benefícios e vantagens de utilizar sacos zip lock, seja para armazenar alimentos, para organizar sua despensa ou objetos no armário, que tal aplicar essas dicas?

Vale ainda ressaltar que os sacos zip lock são uma opção mais sustentável em comparação com outros recipientes de armazenamento, como plásticos rígidos ou vidros.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre conservação de alimentos utilizando Sacos Zip Lock. Para outros conteúdo acesse nosso blog

Clique aqui e compre agora mesmo seu saco zip lock, com alta qualidade e preço justo.

Baixe nosso catálogo para adquirir a linha de embalagens plásticas da AsterPlas ou chame agora e tire suas dúvidas pelo WhatsApp clicando aqui!

Confira também no Blog AsterPlas

Embalagens Personalizadas

Saco laminado para alimentos

Os sacos laminados para alimentos são embalagens essenciais na indústria alimentícia, e ajudam na preservação e proteção dos produtos. Compostos por camadas de materiais cuidadosamente

Continue Lendo »

Baixar catálogo AsterPlas

Desde 1999 no mercado de embalagens plásticas flexíveis.